É pra frente que se anda, é pra cima que se olha e é lutando que se conquista.:

Autor desconhecido

Feijão de Corda
Feijão de Corda

Também conhecidos como vagem ou feijão verde, esses grãos ganham outras atribuições na mesa do almoço. Além de possuir um sabor para ninguém colocar defeito, esse tipo de feijão é muito nutritivo, sendo rico em vitaminas e outras propriedades que fazem dele um aliado da saúde. Com um bom preparo, o feijão de corda fica ainda mais saudável e com um cheiro irresistível. Todavia, vale ressaltar que seus benefícios só são garantidos se o mesmo vier à mesa com uma alimentação balanceada e ainda somado à prática de exercícios físicos.

Fonte de inúmeros e excelentes nutrientes para o corpo, como as vitaminas A, C e K, o feijão verde é dotado ainda de alto teor de fibras em sua estrutura natural, além, claro, de substâncias que agem como antioxidantes no interior do organismo. Tais efeitos benéficos tornam esse grão um aliado da saúde humana. ambém conhecido como vagem, o feijão de corda é rico também em luteína, zeaxantina e beta-caroteno, substâncias responsáveis por garantir uma visão noturna aprimorada e ainda por defender os olhos dos efeitos da luz azul. A presença da vitamina A na composição desse alimento natural é a grande responsável por tais benefícios. Por outro lado, a vitamina K é responsável por estimular a saúde dos ossos, auxiliando a estrutura ósseo na obtenção de minerais. Agindo como antioxidante, a vitamina C auxilia o organismo a combater a atuação dos radicais livres, esses que são responsáveis por causar efeitos nocivos às células saudáveis do corpo. A produção de colágeno, a qual ajudar a fortalecer pele, ossos e tendões é outro benefício dessa vitamina. Já as fibras, por sua vez, auxiliam na redução do colesterol.

FAROFA DE FEIJÃO DE CORDA

3 xícaras (de chá) de feijão macassar cozido e escorrido, 1 cebola picadinha, 1/2 xícara (de chá) de bacon picadinho, 1 xícara (de chá) de linguiça calabresa picada, 2 colheres (de sopa) de manteiga ghee, cebolinha picado a gosto, sal e 1 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua moída.

Coloque o feijão em um recipiente e cubra com água. Deixe de um dia para o outro (eu coloco a noite, para cozinhar de manhã). Despeje na panela de pressão (dá para cozinhar em panela comum, só demora um pouco mais), coloque água até cobrir o feijão e leve ao fogo. Depois que a panela começar a chiar, marque 10 minutos, tire a pressão, abra e veja se ele já está macio. Escorra a água e reserve. Em uma panela coloque a manteiga e o bacon, leve ao fogo e deixe fritar. Acrescente a cebola e frite um pouco mais. Junte a calabresa e frite um pouco mais. Agora junte o feijão com tudo isto e coloque sal a gosto. Coloque a cebolinha e o coentro picado e por fim a farinha de mandioca. Misture bem, deixe esquentar e está pronto.